O SERVIÇO SOCIAL NA GARANTIA DOS DIREITOS NA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Resumo
O objetivo a que se propõe o presente trabalho é identificar os desafios postos ao agir profissional do Assistente Social, na atual conjuntura da Previdência Social, visando a efetivação dos direitos trabalhistas. A metodologia utilizada para subsidiar a elaboração deste trabalho deu-se a partir de pesquisa bibliográfica e análise documental. Verifica-se que o Projeto de Emenda à Constituição - PEC nº 287/2016 consiste numa grande ameaça aos direitos sociais, inclusive os trabalhistas. Assim, é nesse ambiente de conflito e ameaça no cortes dos direitos, historicamente conquistados, que se faz necessário o exercício profissional do Assistente Social na busca pela garantia e efetivação dos mesmos, sobretudo na Política de Previdência Social.
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa Brasileira: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. Disponível em:
CAMARA DOS DEPUTADOS. Proposta de Emenda à Constituição – PEC 287/2016. Altera os arts. 37, 40, 109, 149, 167, 195, 201 e 203 da Constituição, para dispor sobre a seguridade social, estabelece regras de transição e dá outras providências, 2016. Disponível em:
IAMAMOTO, Marilda Vilela. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 16.ed. – São Paulo: Cortez, 2009.
IAMAMOTO, Marilda Vilela; CARVALHO, Raul de. Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 27ª.ed. – São Paulo: Cortez, 2009.
LEITE, Rogério Silva. Uma análise qualitativa da Formação Profissional em Serviço Social: a perspectiva dos egressos atuantes referente à realidade do Curso de Serviço Social da UFT no Câmpus de Miracema. 2015. 179 f. Monografia (Graduação em Serviço Social) – Universidade Federal do Tocantins – UFT, Miracema do Tocantins – TO, 2015.
LEWGOY, Alzira Maria Baptista. Supervisão de estágio em serviço social: desafios para a formação e exercício profissional. 2.ed. – São Paulo: Cortez, 2010.
NEVES, Márcia Emília Rodrigues. Crise do capital e os impactos para as políticas de seguridade social. In: 2º Seminário Nacional de Serviço Social na Previdência Social. Conselho Federal de Serviço Social. Gestão Tecendo na luta a manhã desejada (2014-2017), Brasília-DF: CFESS, 2015.
PAULO NETTO, José. A construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social. 1999. Disponível em:
______. Introdução ao estudo do método em Marx. 1ª Ed., São Paulo, Expressão Popular, 2011.
SILVA & SILVA, Maria Ozanira da. (Coord.). O Serviço Social e o Popular: resgate teórico-metodológico do projeto profissional de ruptura. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2007.
TEIXEIRA, Joaquina Barata; BRAZ, Marcelo. O projeto ético-político do Serviço Social. In: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília – DF, CFESS/ABEPSS, 2009.
TRINDADE, Rosa Lúcia Prédes. Questões ético-políticas para o trabalho do/a assistente social na previdência social. In: 2º Seminário Nacional de Serviço Social na Previdência Social. Conselho Federal de Serviço Social. Gestão Tecendo na luta a manhã desejada (2014-2017), Brasília-DF: CFESS, 2015.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.