PROJETOS DE TRABALHO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICO: RUMO Á APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Resumo
A pesquisa objetivou analisar os projetos de trabalho e sua influência no processo educativo, em especial a sua aplicação em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental de uma escola pública de Palmas-TO. Se a escola assumir a pedagogia histórico crítica é possível um processo ensino aprendizagem problematizador, interdisciplinar e globalizador que promove pesquisa e reflexão dos agentes educativos e o aluno como construtor de conhecimentos. Pela prática pedagógica se concretiza em parte este novo paradigma, pois não é constantemente problematizadora, interdisciplinar, reflexiva e pesquisadora. Há resquícios de uma prática tradicional de transmitir o conhecimento fragmentado. Mas ocorre desenvolvimento de projetos de trabalho e outras atividades criativas que promovem uma aprendizagem significativa. Constata-se que os projetos de trabalho oportunizam ao aluno um jeito novo de aprender, possibilita transformar o espaço escolar em espaço vivo, colaborando para mudanças significativas na sua formação como seres autônomos, conscientes, reflexivos, participativos e felizes.
Referências
BEHRENS, Marilda A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN +Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, 2002.
DEWEY, John. Vida e Educação. 6. ed. São Paulo, SP: Melhoramentos,1967.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 3 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.
GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 5. ed. ver. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
GASPARIN, José Luiz; PENETUCCI, Maria Cristina. Pedagogia histórico-crítica: da teoria
à prática no contexto escolar. PDE/2008. Disponível em:
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho.
Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 21 ed. São Paulo: Editora Loyola, 2008. (Coleção Magistério).
MARTINS, Jorge Santos. O trabalho com projetos de esquisa. 3.ed. Campinas,SP: Papirus,2003.
Moreira, M.A.; Masini, E.A.F.S.). Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. 2ª ed. São Paulo: Centauro Editora, 2006.
OLIVEIRA, Cacilda Lages. Significados e contribuições da afetividade, no contexto da Metodologia de Projetos, na Educação Básica. 2006. Dissertação (Mestrado) – CEFET –
MG, Belo Horizonte MG, 2006. Disponível em:
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
SANTOS, Júlio César Furtado dos. O desafio de promover a aprendizagem significativa. Disponível em: www.unisul.br/.../desafio-aprendizagem-significativa_integracao-universitaria_extensa...Acesso em 15 dezembro. 2017.
SENA, Marina T. B. da Cruz.; FINATTI, Jussara. O processo de ensino-aprendizagem a partir de Projetos de Trabalho em uma abordagem crítica. X Congresso Nacional da Educação- EDUCERE. Pontifícia Católica do Paraná. Curitiba, 07 a 10 de novembro de 2011. Disponível em educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4692_2652.pdf. Acesso em 10 de fevereiro de 2018.
ZABALA, Antoni. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.