PROJETOS DE TRABALHO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICO: RUMO Á APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

  • Francisco dos Santos Silva Faculdade ITOP
  • Lourdes Lúcia Goi Faculdade ITOP
Palavras-chave: Projetos de trabalho, processo de ensino-aprendizagem, aprendizagem significativa

Resumo

A pesquisa objetivou analisar os projetos de trabalho e sua influência no processo educativo, em especial a sua aplicação em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental de uma escola pública de Palmas-TO. Se a escola assumir a pedagogia histórico crítica é possível um processo ensino aprendizagem problematizador, interdisciplinar e globalizador que promove pesquisa e reflexão dos agentes educativos e o aluno como construtor de conhecimentos. Pela prática pedagógica se concretiza em parte este novo paradigma, pois não é constantemente problematizadora, interdisciplinar, reflexiva e pesquisadora. Há resquícios de uma prática tradicional de transmitir o conhecimento fragmentado. Mas ocorre desenvolvimento de projetos de trabalho e outras atividades criativas que promovem uma aprendizagem significativa. Constata-se que os projetos de trabalho oportunizam ao aluno um jeito novo de aprender, possibilita transformar o espaço escolar em espaço vivo, colaborando para mudanças significativas na sua formação como seres autônomos, conscientes, reflexivos, participativos e felizes.

Biografia do Autor

Francisco dos Santos Silva, Faculdade ITOP

Graduando em Pedagogia pela Faculdade ITOP. Bolsista do Programa de Iniciação Científica (PROIC - ITOP).

Lourdes Lúcia Goi, Faculdade ITOP

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1975), pós graduação em Administração da Educação e mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1995); Pós graduação em Medotodologia e Linguagens em EaD pela Unitins. Foi assessora educacional e professora no UNITINS.  Atualmente é professora e coordenadora do curso de Pedagogia na Faculdade ITOP em Palmas.

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Publicado
2018-10-14
Seção
Artigos