REFLEXÕES SOBRE O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS NO ENSINO DE PRODUÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS NA ESCOLA

  • Francisco Jeimes de Oliveira Paiva Universidade Estadual do Ceará e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Palavras-chave: Projeto Pedagógico, Escrita/leitura Escolar, Livro Didático.

Resumo

Este trabalho é resultado de atividades na disciplina Oficina III em um curso de graduação em Letras, onde tivemos por finalidade proporcionar um instrumento linguístico-pedagógico de apoio para compreendermos como é abordado e aplicado o estudo da escrita/oralidade nos livros didáticos de português (LDP), em sala de aula. Além disso, essa atividade reflexiva nos forneceu sugestões de atividades a serem aplicadas nos estágios da educação básica. Em geral, sabemos que um dos fatores que dificultam a prática da escrita e oralidade é a (ina)dequação dos conteúdos trabalhados com a realidade e formação básica do aluno, sendo que na maioria das vezes, os professores utilizam apenas os livros didáticos para sua prática, e que geralmente colocam maior atenção para o estudo gramatical, deixando de lado o conteúdo/leitura do texto e o trabalho com a reflexão, análise linguística e ensino de gramática baseada na produção de textos. Temos por base teórica alguns estudiosos da língua/linguagem, como: Britto (1999), Collins; Michaels (1991), Kleiman (1995), Oliveira (1995), Soares (1998), entre outros. Constatamos, portanto, que é preciso intensificar as práticas da escrita na perspectiva da diversidade de gêneros discursivos, já que a escrita é uma modalidade de língua, que embora ainda seja trabalhada de forma tradicional e descontextualizada é, sem dúvida, um instrumento de poder e de inclusão social na sociedade ao longo dos tempos.

Biografia do Autor

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Universidade Estadual do Ceará e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

É Revisor/Editor com Certificate for Reviewing Papers pela International Journal of Linguistics and Education (IJLE), 2017. Mestrando pelo Programa Interdisciplinar em História e Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), campus da Universidade Estadual do Ceará (2017). Aluno Especial do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da UNILAB/CE (2016). Especialista em Ensino de LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURAS e ADMINISTRAÇÃO de RECURSOS HUMANOS e GESTÃO de PESSOAS pela FTDR/CE. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes/UCAM (2017). GRADUADO em LETRAS (Língua Portuguesa e Literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Atualmente é PROFESSOR Efetivo de Língua Portuguesa/Literaturas da Escola Estadual: EEFM Egídia Cavalcante Chagas e Professor Coordenador da Área de Linguagens (PCA, 2016 a 2017). Foi Professor SUPERVISOR do PIBID da Universidade Estadual do Ceará-UECE/CAPES/MEC (2012/2013). É colaborador na Produção de Material Didático-Pedagógico pela FUNDAÇÃO para o VESTIBULAR da UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - JÚLIO DE MESQUITA FILHO - VUNESP. É Revisor ad hoc da REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR - RECEI (do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (CNPq/UERN), da Faculdade de Educação - FE/UERN, e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino - PosEnsino, Mestrado em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É Revisor ad hoc REVISTA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR - periódico científico editado pelo GIZ - Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Revisor ad hoc da REVISTA ENTRELACES, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC. É Revisor ad hoc da Revista Interfaces da Educação, editada pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). É Revisor ad hoc da Revista Discurso em Cena ( do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Análise de Discurso (GEPLAD) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília).

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Publicado
2018-10-14
Seção
Artigos