REFLEXÕES SOBRE O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS NO ENSINO DE PRODUÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS NA ESCOLA
Resumo
Este trabalho é resultado de atividades na disciplina Oficina III em um curso de graduação em Letras, onde tivemos por finalidade proporcionar um instrumento linguístico-pedagógico de apoio para compreendermos como é abordado e aplicado o estudo da escrita/oralidade nos livros didáticos de português (LDP), em sala de aula. Além disso, essa atividade reflexiva nos forneceu sugestões de atividades a serem aplicadas nos estágios da educação básica. Em geral, sabemos que um dos fatores que dificultam a prática da escrita e oralidade é a (ina)dequação dos conteúdos trabalhados com a realidade e formação básica do aluno, sendo que na maioria das vezes, os professores utilizam apenas os livros didáticos para sua prática, e que geralmente colocam maior atenção para o estudo gramatical, deixando de lado o conteúdo/leitura do texto e o trabalho com a reflexão, análise linguística e ensino de gramática baseada na produção de textos. Temos por base teórica alguns estudiosos da língua/linguagem, como: Britto (1999), Collins; Michaels (1991), Kleiman (1995), Oliveira (1995), Soares (1998), entre outros. Constatamos, portanto, que é preciso intensificar as práticas da escrita na perspectiva da diversidade de gêneros discursivos, já que a escrita é uma modalidade de língua, que embora ainda seja trabalhada de forma tradicional e descontextualizada é, sem dúvida, um instrumento de poder e de inclusão social na sociedade ao longo dos tempos.
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