A FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL INDÍGENA

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO POVO AKW?-XERENTE

  • Mariléa Borges de Lima Salvador Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Marília de Fátima Lopes Golfeto Universidade Federal do Tocantins - UFT
Palavras-chave: Formação em Serviço Social. Educação Superior Indígena. Akw?-Xerente.

Resumo

Esse artigo analisa o contexto da política de educação indígena superior dos acadêmicos Akw?-Xerente  do curso de serviço social da Universidade Federal do Tocantins com suas determinações sociopolíticas e socioculturais expressas no encontro de culturas diferentes, indígenas e não indígenas, e no processo de ensinoaprendizagem do referencial teórico-prático privativo e associado à formação em serviço social, ambos pertinentes as relações inerentes da vida acadêmica, apregoadas pelas ações afirmativas da política de educação superior neodesenvolvimentista de matizes democráticos-participativos inconsistentes, marcada pela privatização, mercantilização e a expansão das Instituições públicas e privadas, aprofundadas nos anos de 1990 com continuidade na primeira década do século XXI.

Biografia do Autor

Marília de Fátima Lopes Golfeto, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Assistente Social, Mestre e Doutora em Serviço Social pela UFRJ. Docente Adjunto da Universidade Federal do Tocantins, do Curso de Serviço Social, Campus de Miracema.

Referências

ARBACHE, Ana Paula R. B. A política de cotas raciais na universidade pública brasileira: um desafio ético. Tese de Doutorado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006.

BERGAMASCHI, Maria Aparecida; KURROSCHI, Andréia Rosa da Silva. Estudantes Indígenas na UFRGS: movimento que anuncia um diálogo intercultural. In. ROSADO, Rosa Maris; FAGUNDES, Luiz Fernando Caldas. Presença indígena na cidade: reflexões, ações e políticas. Porto Alegre: Hartmann, 2013.

BICALHO, Poliene Soares dos Santos. Protagonismo indígena no Brasil: movimento, cidadania e direitos (1970 – 2009). 2010. Tese (Doutorado em História) -Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Brasília, 2010.

BOSCHETTI, I. Expressões do conservadorismo na formação profissional. Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo: Cortez, n. 124, 2015.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm >. Acesso em: 10/02. 2017.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 7. ed. atualizada até a Emenda Constitucional 3, de 2000. Organizado por Cláudio Brandão de Oliveira. Rio de Janeiro: DP& A Editora, 2000.

______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 dez. 1996.

CARVALHO, José Jorge de. Inclusão étnica e racial no Brasil: a questão das cotas no Ensino Superior. São Paulo, Attar Editorial, 2006.

CORDEIRO, Enio. Política indigenista brasileira e promoção internacional dos direitos das populações indígenas. Brasília: Instituto Rio Branco; Fundação Alexandre Gusmão; Centro de Estudos Estratégicos, 1999. (Coleção Curso de Altos Estudos do Instituto Rio Branco).

CUNHA, L. A. O público e o privado na educação superior brasileira: fronteira em movimento? In: TRINDADE, H. (Org.) Universidade em ruínas na república dos professores. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes; Rio Grande do Sul: CIPEDES, 1999. p. 39-56.

DAGNINO, E. (Org.) Os anos 90: política e sociedade no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1994.

DOURADO, L. F. A Interiorização do ensino superior e a privatização do público. Goiânia: UFG, 2001.

FRIGOTTO, G. Educação e a crise do socialismo real. São Paulo: Cortez, 1995.

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Tocantins. 2013.

______. Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Tocantins. 2017.

______. Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Tocantins. 2010.

LEHER, R. Da Ideologia do desenvolvimento à ideologia da globalização: a educação como estratégia do Banco Mundial para “alívio” da pobreza. 1998. Tese (Doutorado em Educação) -Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.

LIMA, Antonio Carlos de Souza (Org.) A educação superior de indígenas no Brasil: balanços e perspectivas. Rio de Janeiro: Laced; Museu Nacional; UFRJ, 2016a.

LIMA, L. G. B. Os Akw?-Xerente no Tocantins: território indígena e as questões socioambientais. 2016.Tese (Doutorado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016b.

MACEDO, M. de S. Educação superior e políticas de cotas na Universidade Federal do Tocantins. 2015. TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) -Universidade Federal do Tocantins, Curso de Serviço Social, Campus Miracema do Tocantins, Miracema, TO, 2015.

MARTINS, J. de S. Exclusão social e a nova desigualdade. São Paulo: [s.n.], 1997.

PALADINO, Mariana. Algumas notas para a discussão sobre a situação de acesso e permanência dos povos indígenas na educação superior. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 7, Número Especial, 2012. p. 175-195. Disponível em: .

PAULINO, Marcos Moreira. Mais de uma década da primeira política de ação afirmativa para povos indígenas: novos elementos para debate. In: LIMA, Antônio Carlos de Souza (Org.) A educação superior de indígenas no Brasil: balanços e perspectivas. Rio de Janeiro: Laced; Museu Nacional; UFRJ, 2016.

PAULO NETTO. Ditadura e serviço social: uma análise do serviço social no Brasil pós-64. São Paulo: Cortez,1994.

PEREIRA, C. V. Política de acesso e permanência para estudantes indígenas na universidade: avaliação da política de cotas da Universidade Federal do Tocantins (UFT). 2011. 184 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.

PEREIRA, D. D. de B. O Estado pluriétnico. In: LIMA, A. C. de S.; BARROSO-HOFFMANN, M. (Org.) Além da tutela: bases para uma nova política indigenista. Porto Alegre: Cultura, 2000.

RUSSO, Kelly. O Observatório de educação escolar indígena e a relação entre universidades e comunidades indígenas no desenvolvimento da educação intercultural: uma análise a partir do Edital 01/2009 Capes/Secadi/Inep1. In: LIMA, Antonio Carlos de Souza (Org.) A Educação superior de indígenas no Brasil: balanços e perspectivas. Rio de Janeiro: Laced; Museu Nacional; UFRJ, 2016.

SILVÉRIO, V. R. Ação Afirmativa: uma política que faz a diferença. In: PACHECO, J. Q.; SILVA, M. N. O negro na universidade: o direito à inclusão. Fundação Cultural Palmares, Brasília, 2007.
Publicado
2018-10-14
Seção
Artigos