QUESTÕES RELATIVAS À PRESENÇA DO H MUDO NO COMEÇO DE PALAVRAS NA LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo discutir algumas questões relativas à presença do h no sistema ortográfico da língua portuguesa, dando ênfase ao modo como o grafema se apresenta como caractere mudo em começo de palavra. Para isso, procurou-se iniciar a discussão por uma breve cronologia da letra no português, partindo da origem do idioma, por volta do século XII, e passando por alguns de seus principais momentos até a atualidade. Logo após, foram apresentadas as oito formas em que o grafema aparece no português, e, em seguida, a exposição é direcionada ao h mudo em início de palavra. Após as exposições, foram levantadas reflexões sobre a utilidade e a necessidade da utilização do h na forma destacada neste texto, relevando seus motivos de existir, de caráter etimológico. Finalizando este texto, foram feitos dois estudos de palavras iniciadas em h e foram destacados argumentos defendendo um posicionamento sobre o assunto discutido.
Referências
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CRISTÓFARO SILVA, Thaïs. Fonética e Fonologia do Português: roteiro de estudos e guia de exercícios. 10. Ed. São Paulo: Contexto, 2015.
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro; FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
SPERANÇA-CRISCUOLO, AC. Breve histórico dos estudos linguísticos e sua influência no ensino da língua. In: Funcionalismo e cognitivismo na sintaxe do português: uma proposta de descrição e análise de orações subordinadas substantivas para o ensino[online]. São Paulo: Editora UNESP, 2014, pp. 17-27. Disponível em:
MATEUS, Maria Helena Mira.“Sobre a Natureza Fonológica da Ortografia Portuguesa (À propos de La Nature Phonologique de l’OrthographePortugaise)”. Estudos da Língua(gem), [S.l.], v. 3, n. 1, p. 159, Jun. 2006. Disponível em:
MICHAELIS. Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. Disponível em:
PRIBERAM. Dicionário de Língua Portuguesa. Disponível em:
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.