QUESTÕES RELATIVAS À PRESENÇA DO H MUDO NO COMEÇO DE PALAVRAS NA LÍNGUA PORTUGUESA

  • Carlos Vinícius Silva UFLA
  • Gisela Márcia Miarelli Pardini UFLA
Palavras-chave: Ortografia, Língua Portuguesa, Grafema h

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo discutir algumas questões relativas à presença do h no sistema ortográfico da língua portuguesa, dando ênfase ao modo como o grafema se apresenta como caractere mudo em começo de palavra. Para isso, procurou-se iniciar a discussão por uma breve cronologia da letra no português, partindo da origem do idioma, por volta do século XII, e passando por alguns de seus principais momentos até a atualidade. Logo após, foram apresentadas as oito formas em que o grafema aparece no português, e, em seguida, a exposição é direcionada ao h mudo em início de palavra. Após as exposições, foram levantadas reflexões sobre a utilidade e a necessidade da utilização do h na forma destacada neste texto, relevando seus motivos de existir, de caráter etimológico. Finalizando este texto, foram feitos dois estudos de palavras iniciadas em h e foram destacados argumentos defendendo um posicionamento sobre o assunto discutido.

Biografia do Autor

Carlos Vinícius Silva, UFLA

Aluno do sexto período do curso de Letras da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Gisela Márcia Miarelli Pardini, UFLA

Aluna do sexto período do curso de Letras da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Referências

ASSIS, Maria Cristina de. História da língua portuguesa. Editora Universitária/UFPB, 2011. Disponível em: .Acesso em: 18 jun. 2018.

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CRISTÓFARO SILVA, Thaïs. Fonética e Fonologia do Português: roteiro de estudos e guia de exercícios. 10. Ed. São Paulo: Contexto, 2015.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro; FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

SPERANÇA-CRISCUOLO, AC. Breve histórico dos estudos linguísticos e sua influência no ensino da língua. In: Funcionalismo e cognitivismo na sintaxe do português: uma proposta de descrição e análise de orações subordinadas substantivas para o ensino[online]. São Paulo: Editora UNESP, 2014, pp. 17-27. Disponível em: . Acesso em: 23 jun. 2018.

MATEUS, Maria Helena Mira.“Sobre a Natureza Fonológica da Ortografia Portuguesa (À propos de La Nature Phonologique de l’OrthographePortugaise)”. Estudos da Língua(gem), [S.l.], v. 3, n. 1, p. 159, Jun. 2006. Disponível em: . Acesso em: 25 Jun. 2018.

MICHAELIS. Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. Disponível em: . Acesso em: 02 jul. 2018.

PRIBERAM. Dicionário de Língua Portuguesa. Disponível em: . Acesso em: 17 jul. 2018.
Publicado
2018-10-14
Seção
Artigos