IMPLICAÇÕES DO PENSAMENTO DECOLONIAL PARA A EDUCAÇÃO AMAZÔNICA

  • Adan Renê Pereira da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas Universidade Federal do Amazonas
Palavras-chave: colonialidade educação Amazônia

Resumo

O presente estudo objetiva discutir como o pensamento decolonial pode ser apropriado pela educação no contexto amazônico. Entende-se o tema como essencial para pensar a teoria em um contexto crítico, dada a necessidade de desfazer estereótipos colonizadores, principalmente no que tange à figura indígena, cujo “epistemicídio” de que são vítimas acaba sendo absorvido por docentes e discentes na região amazônica. Para tanto, revisaram-se os autores que versam sobre a temática por meio de revisão bibliográfica narrativa. A análise levou à percepção de que é imprescindível ver as colonizações brasileira e amazônica sob novas lentes, as quais precisam dar visibilidade à história dos subjugados, não dos vencedores portugueses e espanhóis. Concluiu-se que a iniciativa de aproximação do pensamento decolonial precisa ser aprofundada, sendo este referencial indispensável neste processo, por abrir caminhos teóricos alternativos aos paradigmas tradicionais da visão do colonizador.

Biografia do Autor

Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas, Universidade Federal do Amazonas

Pós-Doutora com ênfase em Psicologia Escolar pela Universidade do Minho. Doutorado em Diagnóstico e avaliação educativa-psicopedagogia pela Universidade da Corua (2004, revalidado e registrado pela Universidade de Brasília). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Possui interesse por temas ligados à Educação, em geral.

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Publicado
2018-10-14
Seção
Artigos